A POLÍCIA DA PAZA Unidade de Polícia Pacificadora é um novo modelo de Segurança Pública e de policiamento que promove a aproximação entre a população e a polícia, aliada ao fortalecimento de políticas sociais nas comunidades.As UPPs representam uma importante ‘arma’ do Governo do Estado do Rio e da Secretaria de Segurança para recuperar territórios perdidos para o tráfico e levar a inclusão social à parcela mais carente da população. Hoje, cerca de 280 mil pessoas são beneficiadas pelas unidades, sem contar nos bairros localizados no entorno dessas comunidades.Criadas pela atual gestão da secretaria de Estado de Segurança, as UPPs trabalham com os princípios da Polícia Comunitária. A Polícia Comunitária é um conceito e uma estratégia fundamentada na parceria entre a população e as instituições da área de segurança pública. O governo do Rio está investindo R$ 15 milhões na qualificação da Academia de Polícia para que, até 2016, sejam formados cerca de 60 mil policiais no Estado.


0: UPP Jardim Batan
Ver detalle
1: UPP Babilônia/Chapéu-Mangueira
Ver detalle
2: UPP Andaraí
Ver detalle
3: UPP Borel
Ver detalle
4: UPP Cidade de Deus
Ver detalle
5: UPP Coroa/Fallet/Fogueteiro
Ver detalle
6: UPP Escondidinho/Prazeres
Ver detalle
7: UPP Formiga
Ver detalle
8: UPP Macacos
Ver detalle
9: UPP Pavão-Pavãozinho/Cantagalo
Ver detalle
10: UPP Providência
Ver detalle
11: UPP Salgueiro
Ver detalle
12: UPP Santa Marta
Ver detalle
13: UPP São Carlos
Ver detalle
14: UPP Tabajaras/Cabritos
Ver detalle
15: UPP Turano
Ver detalle
16: UPP Mangueira/Tuiuti
Ver detalle
17: UPP São João/Matriz/Quieto
Ver detalle
18: UPP Vidigal
Ver detalle


Lugares de interés (POIs) del Mapa

0: UPP Jardim Batan

A comunidade do Jardim Batam, em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, ganhou a sua UPP no dia 18 de fevereiro de 2009. Há nove anos na Polícia Militar, o capitão Ricardo Ribeiro comanda 106 policiais na comunidade, que hoje possui 40 mil moradores distribuídos em 15 mil casas. Nessa unidade, que ocupa uma ex-base de criminosos, há uma piscina, salas de aula e uma horta comunitária.

439589.jpg

Cetep Batan: Inglês, Espanhol, Informática I, Informática II, Manicure e Pedicure, Cabeleireiro e Camareira.

O nome Batam é derivado da árvore Urubatã que existia no lugar no início da ocupação dos terrenos pelos moradores. Hoje, praticamente extinta, a árvore retorna ao bairro através de uma parceria entre as secretarias de Segurança e Meio Ambiente, que estão levando novas mudas para o replantio.


Más sobre UPP Jardim Batan

1: UPP Babilônia/Chapéu-Mangueira

Inaugurada no dia 10 de junho de 2009, a UPP Babilônia/Chapéu Mangueira conta com 96 homens e é comandada pelo capitão Felipe Magalhães dos Reis, que trabalha há 10 anos na Polícia Militar e possui quatro de experiência com o policiamento comunitário.
O posto tem três pavimentos, com o total de oito alojamentos, nos quais poderão ficar mais de 20 policiais por plantão. Atualmente, o Chapéu Mangueira e a Babilônia, localizadas no Leme, Zona Sul do Rio, abrigam seis mil moradores.

Cetep Chapéu Mangueira: Confeitaria, Massas Salgadas, Inglês, Espanhol, Francês, Informática I, Manicure e Pedicure e Cabeleireiro.

Do alto do Morro é possível ter uma vista privilegiada da praia de Copacabana, a mais famosa do Rio.


Más sobre UPP Babilônia/Chapéu-Mangueira

2: UPP Andaraí

Comandada pelo capitão Victor Fernandes de Souza, a UPP do morro do Andaraí foi inaugurada no dia 28 de julho de 2010.

A unidade conta com um efetivo de 214 policiais e atende às comunidades Nova Divinéia, João Paulo II, Juscelino Kubitschek, Jamelão, Morro Santo Agostinho, Borda do Mato, Rodo e Arrelia. Cerca de 15 mil pessoas são beneficiadas pela UPP, que foi a décima inaugurada no Estado.


Más sobre UPP Andaraí

3: UPP Borel

Inaugurada dia 7 de junho de 2010, a UPP Borel abrange além do próprio Morro do Borel, mais sete comunidades da região da Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro. São elas: Indiana, Catrambi, Formiga, Morro da Cruz, Bananal, Casa Branca, Chácara do Céu.

470429.jpg

Esta á oitava UPP a ser inaugurada e a primeira na Zona Norte. São cerca de 20 mil moradores atendidos. Os 278 homens que trabalham no Borel são comandados pelo capitão Bruno Amaral.


Más sobre UPP Borel

4: UPP Cidade de Deus

A UPP da Cidade de Deus foi inaugurada no dia 16 de fevereiro de 2009, com um efetivo de 344 policiais recém formados. Com a inauguração da UPP, que trabalha com o conceito de polícia de proximidade, a Cidade de Deus passou a ser a segunda comunidade a receber o novo modelo de policiamento comunitário. O comandante da UPP é o capitão José Luis de Medeiros.
A Cidade de Deus fica na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro e ocupa uma área de 135.392,02 metros quadrados. A região administrativa da Cidade de Deus estima que, atualmente, moram no lugar 45 mil habitantes.

6127572343_3d92882dd2.jpg

A comunidade possui agora a CVT Cidade de Deus, que oferece uma série de cursos: Assistente Administrativo, Estoquista, Recepcionista, Promotor de Vendas, Eletricista Predial, Carpinteiro, Bombeiro Hidráulico (EAD), Eletricista Predial (EAD), Pedreiro, Espanhol para Turismo, Tecnologia da Informação, Montagem e Manutenção de Computadores (EAD), Operador de Telemarketing, Inglês para Turismo e Garçom.

A história da comunidade ficou conhecida no Brasil e no mundo através do filme ‘Cidade de Deus’, dirigido pelo cineasta Fernando Meirelles, em 2002.

Assistência Social:

- Restaurante Cidadão Cidade de Deus

- Centro de Referência da Juventude

- Fundação para a Infância e a Adolescência

- Capacitação de moradores nos cursos de gestão de pessoas e negócios, técnicas de venda e financiamento de crédito e empreendedorismo individual. Estas oficinas são feitas em parceria com a Fundação Nestlé e a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin)

- Casa de Direitos: a comunidade recebeu duas ações itinerantes da Casa de Direitos que levaram acesso à justiça aos moradores. Eles puderam tirar dúvidas sobre direito da família e do trabalho, INSS, violência doméstica e emissão de ofícios para a segunda via de documentos. Mais de duas mil pessoas foram atendidas.


Más sobre UPP Cidade de Deus

5: UPP Coroa/Fallet/Fogueteiro

Inaugurada no dia 25 de fevereiro de 2011, a UPP Coroa/Fallet/Fogueteiro conta com um efetivo de 206 homens e é comandada pelo Capitão Sérgio Stoll. A unidade atende às comunidades do Morro da Coroa, Morro do Fallet e Fogueteiro.


Más sobre UPP Coroa/Fallet/Fogueteiro

6: UPP Escondidinho/Prazeres

Comandada pelo Capitão Jefferson Odilon, a UPP Escondidinho/Prazeres foi inaugurada no dia 25 de fevereiro de 2011. A unidade conta com um efetivo de 179 policiais e atende às comunidades do Morro dos Prazeres e Escondidinho.

Cerca de 7 mil pessoas são beneficiadas diretamente pela UPP, que foi a décima sexta inaugurada no Estado.


Más sobre UPP Escondidinho/Prazeres

7: UPP Formiga

Inaugurada dia 1º de julho de 2010, a UPP Formiga é a nona UPP a ser inaugurada. São cerca de 5 mil moradores atendidos. Com 102 homens no seu efetivo, a capitão Alessandra Carvalhaes e a comandante da segunda UPP inaugurada na Zona Norte.


Más sobre UPP Formiga

8: UPP Macacos

Inaugurada no dia 30 de novembro a UPP do Morro dos Macacos é a 13ª Unidade de Polícia Pacificadora do Rio de Janeiro. São 215 policiais comandados pelo capitão Felipe Barreto. As comunidades atendidas pela nova unidade, além do Morro dos Macacos são: Pau da Bandeira, Parque Vila Isabel e Alto Simão. A UPP do complexo do Morro dos Macacos – que fica no bairro de Vila Isabel, Zona Norte do Rio – vai beneficiar um total de 27 mil pessoas da comunidade e entorno.

Assistência Social:
São Carlos, Macacos e Providência:
- Carretas profissionalizantes em parceria com a Senac Rio
 


Más sobre UPP Macacos

9: UPP Pavão-Pavãozinho/Cantagalo

Inaugurada no dia 23 de dezembro de 2009, a Unidade de Polícia Pacificadora Pavão-Pavãozinho/Cantagalo é a quinta UPP e a terceira implantada na Zona Sul do Rio, ao lado da UPP Santa Marta e da UPP Babilônia/Chapéu Mangueira. Juntas, as três passaram a formar um novo corredor de segurança ao longo da orla, do Leme à praia de Ipanema.

517141.jpg
As duas comunidades se localizam no ponto mais nobre do Rio de Janeiro, entre os bairros de Ipanema e Copacabana e possuem uma das vistas mais privilegiadas da cidade. Nelas, moram 9.500 pessoas. Indiretamente a UPP Pavão-Pavãozinho / Cantagalo beneficia mais 3.500 pessoas.

Cetep Ipanema:
Auxiliar de Escritório (EAD), Promotor de Vendas (EAD), Espanhol, Inglês, Access, Informática I, Informática II, Montagem e Manutenção de Microcomputadores, Redes e Cabeamento, Computação Gráfica e Operador de Telemarketing (EAD)


Más sobre UPP Pavão-Pavãozinho/Cantagalo

10: UPP Providência

Inaugurada no dia 26 de abril de 2010, a UPP da Providência atende os cinco mil moradores da comunidade, além dos cinco mil que moram no entorno. O local é emblemático: considerado oficialmente a primeira favela do Brasil, o morro da Providência está localizado atrás da Central do Brasil, por onde passam mais de 600 mil pessoas diariamente.

A unidade – que atende, também, os morros Pedra Lisa e Moreira Pinto – conta com 208 policiais, comandados pelo capitão Glauco Schorcht. O alcance da UPP tem, ainda, impacto direto em toda a região portuária, cujo projeto de revitalização prevê a restauração de galpões culturais na área da Gamboa e a recuperação do entorno da Praça Mauá, está em andamento.

555144.jpg

Assistência Social:
Providência:
- Centro de Referência da Juventude

São Carlos, Macacos e Providência:
- Carretas profissionalizantes em parceria com a Senac Rio


Más sobre UPP Providência

11: UPP Salgueiro

Ocupado pelos policiais dos batalhões de Operações Especiais (Bope) e de Choque desde no dia 30 de julho de 2010, o Morro do Salgueiro teve a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade inaugurada no dia 17 de setembro de 2010.

Mais uma para a região da Tijuca, que já conta com polícia pacificadora nos morros do Borel, Casa Branca e Formiga. É a 11ª unidade do programa em funcionamento no Estado. Segundo o planejamento, 138 policiais trabalham na comunidade da Tijuca, divididos em quatro turnos. Todos sob o comando do capitão Plínio César Azevedo de Macedo, que tem 28 anos. A UPP atinge diretamente os 4 mil moradores do morro e um número incalculável no entorno.


Más sobre UPP Salgueiro

12: UPP Santa Marta

A UPP do Santa Marta, que fica no bairro de Botafogo, Zona Sul do Rio, foi inaugurada no dia 19 de dezembro de 2008. Trata-se da primeira experiência da Secretaria de Segurança dentro da política de polícia de proximidade. A unidade opera com 112 policiais que foram preparados em um curso de especialização. Para o comando do posto foi designada a capitã Priscilla de Oliveira Azevedo. A comunidade tem 54.692 metros quadrados e 6 mil moradores e mais 4 mil em seu entorno.

A UPP Santa Marta conta com a unidade Cetep Santa Marta, que oferece os seguintes cursos: Bombeiro Hidráulico, Instalações Elétricas Prediais, Eletricista Predial, Inglês Conversação, Inglês, Espanhol Conversação, Espanhol, Digitação, Informática I, Informática II, Manicure e Pedicure, Cabeleireiro e Corte e Costura Básico

450919.jpg

Além da vista deslumbrante de toda a orla da Zona Sul, o Santa Marta ficou famoso por ter sido cenário do clipe ‘They don’t care about us’, do cantor Michael Jackson.


Más sobre UPP Santa Marta

13: UPP São Carlos

Comandada pelo Capitão Luiz Piedade, a UPP São Carlos foi inaugurada no dia 17 de maio de 2011. A unidade conta com um efetivo de 241 policiais e atende às comunidades do Morro do São Carlos, Querosene, Mineira e Zinco. Cerca de 17.150 pessoas são beneficiadas pela UPP, que foi a décima sétima inaugurada no Estado.

Assistência Social:
São Carlos, Macacos e Providência:
- Carretas profissionalizantes em parceria com a Senac Rio


Más sobre UPP São Carlos

14: UPP Tabajaras/Cabritos

Com cerca de cinco mil moradores e mais dois mil em seu entorno, as comunidades da Ladeira dos Tabajaras e Morro dos Cabritos receberam uma Unidade de Polícia Pacificadora no dia 14 de janeiro de 2010. O efetivo de 131 homens é comandado pelo capitão Renato Sena.

As comunidades – localizadas no bairro de Copacabana, Zona Sul do Rio – abrigam a sexta UPP implantada no Estado.


Más sobre UPP Tabajaras/Cabritos

15: UPP Turano

Inaugurada dia 30 de setembro de 2010, a UPP Turano abrange oito comunidades da região da Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro. São elas: Chacrinha, Matinha, 117, Liberdade, Pedacinho do Céu, Paula Ramos, Rodo e Sumaré. Esta é a décima segunda UPP a ser inaugurada e a quinta da zona norte. São cerca de 18 mil moradores atendidos. Os 176 homens que trabalham no Turano são comandados pelo capitão Almir Beltran.

619926.jpg

Cetep Tijuca: Inglês, Espanhol, Access, Computação Gráfica, Informática I, Informática II e Linux


Más sobre UPP Turano

16: UPP Mangueira/Tuiuti

Data da ocupação: 19/06/2011

Data da Inauguração da UPP: 03/11/2011 - 5° feira, às 15 horas

Efetivo policial: 403

Comunidades atendidas: Mangueira, Telégrafo, Praça Candelária, Vila Miséria e Bartolomeu Gusmão e do outro lado do morro as comunidades do Tuiutí, Marechal Jardim e Parque Mineiros.

Estimativa de moradores: 20 mil (Fonte: Instituto Pereira Passos)

A sede da UPP Mangueira funcionará provisoriamente na base administrativa instalada na Praça Candelária (Rua Visconde de Niterói, n°1) .Outras três bases avançadas funcionarão no morro do Tuiutí, no Telégrafo e no Buraco Quente. Oito comunidades serão beneficiadas pela unidade que fecha o cinturão de segurança na região da Tijuca e nas proximidades do Maracanã.

A UPP Mangueira/Tuiuti é comandada pelo capitão Leonardo Nogueira, oficial com formação humanista especializado em percussão latina pela Escola de Música Villa-Lobos.
 
Cetep Mangueira:

Espanhol, Inglês, Access, Informática I, Informática II, Computação Gráfica, Digitação, Internet, Internet - Criação de Home Page, Montagem e Manutenção de Microcomputadores, Redes de Computadores, Redes e Cabeamento, SQL, Visual Basic, Linux e Webdesigner

EAT Luís Carlos Ripper:

Administração Teatral, Camareira Teatral, Contrarregra, Eletricista Cênico, Fantasia de Carnaval, Maquiagem, Produção Executiva, Carpintaria Teatral, Costura Cênica, Laminação e Serralheria Cênica e Operador de Luz (exige a conclusão de Eletricista Cênico). A partir de fevereiro de 2012, serão mais três novos cursos: Pintura Cênica, Operador de Som e Efeitos Especiais.

Assistência Social:
Mangueira:
- Via Paz, projeto desenvolvido em parceria com a Embratel, oferece tv por assinatura a uma tarifa de R$29,90


Más sobre UPP Mangueira/Tuiuti

17: UPP São João/Matriz/Quieto

Comandada pelo Capitão Bruno Xavier, a UPP São João/Matriz/Quieto foi inaugurada no dia 31 de janeiro de 2011. A unidade, inaugurada em 31/01/2011, conta com um efetivo de 200 policiais e atende às comunidades do Morro do São João, Morro da Matriz e Morro do Quieto. Cerca de 6 mil pessoas são beneficiadas pela UPP, que foi a décima quarta inaugurada no Estado.


Más sobre UPP São João/Matriz/Quieto

18: UPP Vidigal

A UPP do Vidigal é a 19ª Unidade de Polícia Pacificadora do Rio. São três bases, sendo duas no Vidigal e uma na Chácara do Céu.

 
A sede da UPP é no antigo Posto de Orientação Social e Urbanística
(POUSU) da Prefeitura, localizado na Travessa São Pedro, nº 2. O efetivo conta com 246 policiais.

A nova, UPP beneficiará cerca de 30 mil moradores da região. O comandante da UPP Vidigal é o capitão Fabio Pereira, que chefiou a sessão de pessoal da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) e passou por diversos batalhões da PM. O subcomandante é o tenente Jairo Dantas, 33 anos, nascido e criado na
comunidade.


Más sobre UPP Vidigal

Comentarios

comments powered by Disqus