Rua Benedito Gonçalves, Serra Verde, Belo Horizonte-MG, Cep: 31630-200 - Locais de Resistência, Lutas e Memória (sitios de interés)

Descripción del sitio

Benedito Gonçalves era operário metalúrgico.

A família ajuizou na 2ª Vara da Fazenda e Feitos Públicos uma ação ordinária de indenização contra o Estado. A ação, proposta pelo advogado José Helvécio Ferreira da Silva, procurava provar a responsabilidade do crime. Requeria pagamento de pensão mensal à família, pelo período de expectativa de vida do operário, que viera a falecer aos 48 anos. Segundo a viúva, Maria da Conceição Gonçalves, após a morte de seu marido, a família enfrentou grandes dificuldades.

Foi morto pela Polícia Militar em agosto de 1979, quando fazia um piquete de greve em frente à Companhia Siderúrgica Pains, em Divinópolis, Minas Gerais, onde trabalhou durante 11 anos.
A causa da morte foi um golpe de cassetete com que um policial militar atingiu-o na cabeça. Tendo sofrido traumatismo craniano, foi hospitalizado, mas, não resistindo, faleceu dias depois.

Referencia: Rua Viva / o desenho da utopia
Betinho Duarte, 2004.

 
Mais Informações: http://www.desaparecidospoliticos.org.br/pessoa.php?id=220&m=3

Mapa del lugar de interés Rua Benedito Gonçalves, Serra Verde, Belo Horizonte-MG, Cep: 31630-200

Panorámica interactiva con Google Street View

fotografía panorámica de Rua Benedito Gonçalves, Serra Verde, Belo Horizonte-MG, Cep: 31630-200, con el API de Google Street View

Mapas de contenido relacionado