Rua Anélio Marques Guimarães (antiga, Rua Oitocentos e Quarenta e Três), Pinho, Belo Horizonte-MG - Locais de Resistência, Lutas e Memória (sitios de interés)

Descripción del sitio

Anélio Marques Guimarães nasceu em Santa Bárbara, Minas Gerais, no dia 30 de abril de 1913, filho de Cândido Marques Guimarães e Maria Marques Guimarães.

Somando a visão solidária à visão política, Anélio, militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) desde os 20 anos de idade, denunciou, juntamente com outros companheiros, essas precárias condições de trabalho, às quais ele próprio se submetera na Mina de Morro Velho, onde trabalhou de 1931 a 1949.
A partir de 1933, participou de vários atos políticos. Considerado elemento nocivo, o Estado de Minas Gerais moveu contra ele um processo com base no Decreto-Lei nº 9.070, que acabou por concluir que ele e companheiros eram sabotadores da produção. Em conseqüência, o conjunto dos trabalhadores foi demitido e Anélio, especialmente, foi preso pelo Destacamento de Operações Internas do Centro de Operações de Defesa Interna (DOI/CODI) em Minas Gerais, em 1965, na cidade de Juiz de Fora, quando se entregou. Seus direitos políticos foram cassados.

Vítima de infarto, faleceu em Belo Horizonte, em 30 de novembro de 2000, aos 87 anos.

Referencia: Rua Viva / o desenho da utopia
Betinho Duarte, 2004.

Mapa del lugar de interés Rua Anélio Marques Guimarães (antiga, Rua Oitocentos e Quarenta e Três), Pinho, Belo Horizonte-MG

Panorámica interactiva con Google Street View

fotografía panorámica de Rua Anélio Marques Guimarães (antiga, Rua Oitocentos e Quarenta e Três), Pinho, Belo Horizonte-MG, con el API de Google Street View

Mapas de contenido relacionado