Rua Alcides Salles Filho, Trevo, Belo Horizonte-MG - Locais de Resistência, Lutas e Memória (sitios de interés)

Descripción del sitio

Alcides Salles Filho nasceu em Vitória, Espírito Santo, no dia 2 de maio de 1945, filho de Alcides Salles e de Miriam Magalhães Salles.

Alcides Salles Filho trabalhou como operário da Companhia Siderúrgica Mannesman, na Cidade Industrial, em Belo Horizonte, onde foi preso, em 1968, dentro de um ônibus da própria Companhia, fazendo panfletagem e divulgando um movimento grevista. Ficou preso no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), mas foi libertado em seguida. Mais tarde, condenado à revelia, foi para São Paulo, onde viveu na clandestinidade. Nessa ocasião, vinculou-se à Ação Popular Marxista Leninista (APML) e militou no movimento de oposição sindical dos metalúrgicos, juntamente com Waldemar Rossi e Vito Giannotti. Foi preso pelo delegado Sérgio Paranhos Fleury em 1972. Condenado pela Justiça Militar de São Paulo, cumpriu pena de um ano no Presídio do Hipódromo.

Alcides Salles Filho foi atropelado no centro de Belo Horizonte, no dia 6 de fevereiro de 1979, vindo a falecer no Hospital do Pronto-Socorro, de traumatismo craniano. Está enterrado no Cemitério Parque da Colina, em Belo Horizonte.

Referencia: Rua Viva / o desenho da utopia
Betinho Duarte, 2004.

Mapa del lugar de interés Rua Alcides Salles Filho, Trevo, Belo Horizonte-MG

Panorámica interactiva con Google Street View

fotografía panorámica de Rua Alcides Salles Filho, Trevo, Belo Horizonte-MG, con el API de Google Street View

Mapas de contenido relacionado